Chat
    As regras também valem aqui. O flood é parcialmente liberado mas não exagerem! Regras e punições na shout: http://unionforum.top/index.php?/topic/3532-v-10-regras-da-shout/#comment-73934
    Load More
    Use sua conta do leitor ou Fórum Union para mandar mensagens ou cadastre-se já!
KENSHIRO

Conscientização: futebol e política têm grau de correlação?

5 posts neste tópico

O tópico em si é polêmico. O título que o diga. Entretanto, vamos por partes. 

Primeiramente, o que é grau de correlação? 

Spoiler

Numa busca rápida na internet, você vai encontrar o chamado "Grau de Correlação de Pearson". Muito embora ele seja suficiente para explicar, em analogia, o que queremos aqui entender como grau de correlação, acho que AINDA se faz necessário explicar por menores. 

O que estamos prestes a discutir são coisas não-enumeráveis e tão pouco contáveis. Contudo, podemos entender grau de correlação entre duas coisas distintas como uma característica que mede ou apenas indica a relação positiva ou negativa entre essas duas variáveis. Simples, não é? 

De maneira alguma.

Apesar de não ser fácil, mesmo assim podemos ter uma luz. O que suficiente, okay? ;)

A ideia de criar esse tópico veio de várias conversas com o @Skyfall mais o recente desabafo do técnico do Santos, Levir Culpi, recentemente no programa Troca de Passes do Sportv. Levir acredita que o principal culpado por todas essas tribulações e problematizações no futebol no país parte da bagunça política do país. Você pode ler a entrevista clicando aqui . Ele ressalta que há uma grande cobrança em cima dos profissionais do futebol brasileiro e diz que isso é anormal [com outras palavras]. 

Ele lembra o indicador mais comum para termos confusões em estádios de futebol ou até fora: a falta de educação. Muito embora não há motivos para que eu diga que não exista razão no que o Levir falou, também não foi feliz por completo. Por mais que, para o meu ver, uma conturbação política hereditária seja um indicador potente para a desordem social, ela não explica tudo. 

Skyfall e eu acreditamos que esse tipo de problema é mais enraizado no brasileiro. Como uma espécie de muleta social, o brasileiro transforma o futebol como tal coisa absurda. As pessoas aqui não sabem distinguir quando a emoção deve cessar e são AFETADAS socialmente dependendo do status do seu time na atualidade. E não só no futebol, na política é a mesma coisa senão pior. Claro que num país. como o Levir bem falou, com educação como prioridade esse tipo de coisa não aconteceria ou pelo menos não nessas proporções que ocorreram em São Januário, Couto Pereira, Beira-Rio e recentemente no CT do Figueirense. 

Então espero que gostem de discutir isso mas sem brigas,

SV /+/

@Skyfall @Paca @Ryuuma @Sir Crocodile @White @DiCaprio

Ryuuma e Skyfall curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po, vc pediu pra eu comentar e vc já falou por mim sahusauhsauhsauh mas é isso mesmo o que eu penso, essa discussão é bem polêmica e tenho quase certeza que alguém vai se sentir ofendido (claro que não é essa a intenção do tópico), mas levanta boas reflexões sobre o nossa concepção sobre o que é ser torcedor.  

KENSHIRO curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
Awards

Acho que isso é coisa de carioca.

Brincadeiras a parte, isso é coisa de brasileiro. Infelizmente. 

E apesar de saber que a educação tem papel nisso, não acho sensato culpá-la primariamente, fazer merda ta no nosso sangue, dura verdade.

Editado por Ryuuma
KENSHIRO curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
Awards

Futebol já foi usado como gancho político em muitos países, exemplo mais famoso a ""Guerra do Futebol".

E sim, infelizmente o futebol é muitas vezes associado a falta de educação e pobreza, sendo alguns motivos o seu fácil acesso a pessoas pobres e suas regras simples. Não ajuda que na época do regime militar o mesmo fosse usado como massa de manobra óbvia (Só ver como os públicos em clássicos sempre superavam 100,000).

KENSHIRO curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, principalmente nos período de exceção isso fica mais evidente, mas, no cotidiano dos cartolas enxerga-se vários traços das relações político-partidárias nacionais. Sobre as torcidas, nem precisa-se divagar muito sobre a verossimilhança com a massa de eleitores.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.