Chat
    As regras também valem aqui. O flood é parcialmente liberado mas não exagerem! Regras e punições na shout: http://unionforum.top/index.php?/topic/3532-v-10-regras-da-shout/#comment-73934
    Load More
    Use sua conta do leitor ou Fórum Union para mandar mensagens ou cadastre-se já!
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Usagi Yojimbo

[Discussão] Blacksad

11 posts neste tópico

Gato preto dar azar?

Eu não sei, mas comigo você não perde,

mas também não ganha

51eQh8kSRnL._SX375_BO1,204,203,200_.jpg

Dando continuidade ao evento "Quadrinhos Marcantes", vamos falar de Blacksad, um detetive bem sarcástico que prefere não arriscar se os mitos sobre os gatos são verdadeiros. E aí o que tem a dizer sobre essa HQ @Gui The King @Fáh @Sovereign Hajime @Bills @Halley @Ítalo :-: ?

Aproveitando, queria que um feedback de vocês se vocês querem que esse evento continue ou não, o que deve melhorar e tals.

_______________________________________________________________________________________________________________

Rapaz, foi apenas a segunda HQ no estilo Sfy Noir que li e como na primeira vez, fiquei admirado com essa história também. Com um roteiro muito bem elaborado e com uma arte espetacular (algo normal vindo de uma HQ Europeia). Me pergunto até agora o pq de criar essas histórias com animais e não pessoas normais, se bem que se não fosse por isso, não teríamos tantos trocadilhos referentes aos bichos. O que achei muito interessante também foi como foi abordado cada edição, apesar de ser linear, ao mesmo tempo, víamos histórias diferentes, sempre com uma temática nova. As edições que mais me envolveram foram: Nação ártica, Um Silencioso Inferno e Alma Vermelha. Uma pela história tão triste e depressiva que me fez ficar sentimental pela criancinha que iria crescer sem mãe; o outro pela forma como o inferno é visto de acordo com a crença ou o momento vivido de cada um e o peso das consequências da 'vida eterna'; e por último toda a história envolvendo a bomba nuclear e os escolhidos do 'Projeto Noé' (como também ver a figura de Hittler na forma de um animal, foi awesome demais).

Outro ponto forte da HQ são seus personagens com personalidade diferentes e com uma profundidade única, como Blacksad com seu jeito sarcástico, Weekly com seu lado cômico e Smirnov com sua ingenuidade de um mundo justo, ambos com diferentes visões que os tornam cativante e que ganham um certo afeto com o leitor ao longo da série.

E com um roteiro muito bem contextualizado, a frase que mais me chamou minha atenção foi o modo como Blacksad enxerga o inferno: "Um lugar sem amigos, sem música, sem palavras para estimular a imaginação ou beleza para excitar os sentidos".

E para terminar, procurei pesquisar ao fim da leitura as músicas presentes na HQ que também tinham sua importância funcionando de acordo com as cenas ocorridas:

Cemetery Blues - Bessie Smith

Spoiler

Strange Fruit - Billie Holiday

Spoiler

That Old Black Magic - Frank Sinatra

Spoiler

Devil's Gonna Get You - Bessie Smith

Spoiler

Summertime - Louis Armstrong

Spoiler

Hit That Jive Jack - Johnny Alston 

Spoiler

That Old Black Magic (Regravação)

Spoiler

Sonhonauta, Fáh, Bills e 1 outro curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando li este quadrinho me surpreendi completamente por causa dos temas que ele trata, que acaba deixando o lado detetive fica em segundo plano, trata de temas que tentamos discutir até hoje.

Outro ponto em relação aos animais com caracteristicas humanas, eu vejo a mesma relação que eu vejo em Bojack, a utilização de animais fica melhor de se colocar pois a gente pode se colocar no lugar dele e ver o que nos fariamos em cada situação, e você na leitura para e pensa no que vc faria se fosse o detetive.

A arte é um espetaculo a parte, esse clima noir com essa arte em aquarela é uma MARAVILHA, cada quadro parece que foi feita com a maior precisão e com a maior calma, pois todo personagem e animal no quadro estão fazendo algo, como se eles realmente estivessem vivos, vc até mesmo questiona se eles são estão se mexendo.

Usagi Yojimbo curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Em 28/01/2018 at 8:05 PM, Gui The King disse:

A arte é um espetaculo a parte, esse clima noir com essa arte em aquarela é uma MARAVILHA, cada quadro parece que foi feita com a maior precisão e com a maior calma, pois todo personagem e animal no quadro estão fazendo algo, como se eles realmente estivessem vivos, vc até mesmo questiona se eles são estão se mexendo.

Era exatamente isso que queria falar sobre a arte, só que não estava encontrando palavras melhores para contextualizar meu pensamento.

Agora vem cá, no último volume, que a história do Chad que ele deixou como rolo de papel higiênico, que fora encontrado por um cara no final do cap., era alguém conhecido ou era apenas simbólico pra narrativa?

Compartilhar este post

Link para o post

24 minutos atrás, Antetokounmpo disse:

Era exatamente isso que queria falar sobre a arte, só que não estava encontrando palavras melhores para contextualizar meu pensamento.

Agora vem cá, no último volume, que a história do Chad que ele deixou como rolo de papel higiênico, que fora encontrado por um cara no final do cap., era alguém conhecido ou era apenas simbólico pra narrativa?

Acredito que seja algo simbolico, não lembro exatamente desta parta, pois tem um tempo que eu li, mas qdo eu reler te aviso se minha opinião mudou

Compartilhar este post

Link para o post

Tava atrasada! Mas terminei!

Uma bela obra realmente, uma arte muito bela que lembra aquela forma animal humanizada que a Disney fazia nos anos 80. A expressão facial é bem clara e naum deixa duvidas sobre as emoções expressadas.

Gosto desse tema de policial, mistério e ação. O detive Jonh Blacksad tem carisma e chama muita atenção. No primeiro caso, investigação do assassinato da ex ele naum é nada heroico no final, fez algo contra lei mas foi protegido. Há temas abordados como racismo que é bem interessante e bem atual ainda mesmo que a época abordada seja umas desadas atrás.

blacksad1.jpg

Blacksad+is+Pissed.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Awards

Minha capa favorita

https://proxy.duckduckgo.com/iu/?u=https%3A%2F%2Fimages6.alphacoders.com%2F565%2Fthumb-1920-565600.jpg&f=1

Vou compartilhar minha experiência lendo Blacksad. Também vou caprichar nesse post porque achei o gibi com conteúdo digno de nota.

Em primeiro lugar,  eu evito alguns gêneros, entre eles: drama, policial e noir.

São gêneros mais densos e como o cansaço aperta quando chego em casa, prefiro ler coisas mais leves e idiotas como entretenimento.

Resolvi dá uma chance pra Blacksad por 3 motivos: (1) a arte é espetacular, (2) personagens animais, um tico de fantasia que torna as coisas tragáveis. (3) Criadores espanhóis,  admiro bastante a cultura ibérica e minha experiência com conteúdo espanhol é boa.

Ainda assim, meramente ler o quadrinho seria enfadonho. Então preparei o ambiente para tentar aproveitar o máximo e realmente desfrutar da leitura.

Esperei até o ápice do meu cansaço, preparei uma bebida, coloquei uma trilha sonora (agradecimentos a Antetoukonmpo por disponibilizar as músicas do gibi), apaguei as luzes e mandei ver... Ainda por cima, minha noite de leitura foi agraciada com chuva forte com direitos a trovões. Essa situação me ajudou a entrar no vibe e sem ela minha avaliação do hq não ia ser tão boa.

Dito isso vamos lá...

Blacksad 01

Aqui é apresentado o cenário. Os animais são alegorias de humanos, ou vice-versa, o que me interessou bastante.

A trama foi bem comum para o gênero.

Achei que o protagonista teve excesso de sorte nesse volume, o que vejo como uma falha do roteiro. Muitas coincidências e encontros para o meu gosto.

Arte sensacional.

Spoiler

Fofa demais!!!

Até eu me apaixonei.

Spoiler

Sem palavras...

O casal em perfeita harmonia, transpira sentimentos.

Escolha de cores perfeita, detalhismo impecável nas flores e na cama.

Olha aquela almofada!!!

Melhor quadro de todo os 5 volumes.

Spoiler

Destaque para criatividade do artista.

A morte por trás do gato quando ele percebe problema.

O anjo chorando enquanto ele é espancado.

Spoiler

Alegoria claramente exposta.

Blacksad 02

A história agora envolve a tensão racial dos eua.

Esse não foi meu volume favorito, mas teve a melhor trama,  final surpreendente.

O destaque foram os animais brancos, muito engraçado e incômodo.

Aqui o hq começa a entrar no campo da ideologia e deixa uma lição clara... Como ideias podem destruir uma pessoa, ou melhor um urso polar.

Outra lição é sobre o ódio e sua capacidade de consumir. A viúva do ursão acabou acabou deixando um belo rastro de destruição com sua vingança, inclusive a própria irmã. Um final bem amargo para ela.

Spoiler

Esse quadro me fez pensar sobre a disputa sobre a significação dos símbolos confederados.

Sempre acabo me lembrando de Lynyrd Skynyrd com isso.

Spoiler

Blacksad virou o batman.

Blacksad 03

Esse foi o volume que menos gostei. Uma verdadeira salada. Pegaram várias referências históricas e misturaram tudo, no fim, achei a história fraca e os personagens ruins e pouco explorados.

Destaque para:

(1) Um riquinho, esquerdista almofadinha que acaba muito doidão. O melhor personagem do volume.

(2) A coruja idealista que só faz cagada.

(3) Alma, a pior personagem de toda série. Uma intelectual bonitona em seu terceiro marido, por causa da grana e ainda traindo ele com Blacksad. Uma  personagem pedante, faltou até sex-appeal

Para minha satisfação o quadrinho teve algumas tiradas interessantes, todo mundo acaba mau e ainda é dada uma cuspidas nos ideólogos de plantão.

Spoiler

Ri demais.

Mais real do que a realidade.

Spoiler

Hall de personagens do volume.

O primeiro é um babaca, mas foi feito para ser babaca.

Alma, a cara da chatice.

Por fim, o doutor enfadonho que não acerta uma.
Hitler, me lembrou Malz.

Os dois últimos volumes foram os meus favoritos.
Vou continuar depois.

Compartilhar este post

Link para o post

Minha capa favorita

https://proxy.duckduckgo.com/iu/?u=https%3A%2F%2Fimages6.alphacoders.com%2F565%2Fthumb-1920-565600.jpg&f=1

Desculpa a todos, eu notei que as imagens do primeiro post não subiram e não consegui editar. Portanto estão postando novamente na respectiva ordem.

Blacksad 01

Aqui é apresentado o cenário. Os animais são alegorias de humanos, ou vice-versa, o que me interessou bastante.

A trama foi bem comum para o gênero.

Achei que o protagonista teve excesso de sorte nesse volume, o que vejo como uma falha do roteiro. Muitas coincidências e encontros para o meu gosto.

Arte sensacional.

Spoiler

Cgj0P65.png

Fofa demais!!!

Até eu me apaixonei.

Spoiler

vjNcnHx.png

Sem palavras...

O casal em perfeita harmonia, transpira sentimentos.

Escolha de cores perfeita, detalhismo impecável nas flores e na cama.

Olha aquela almofada!!!

Melhor quadro de todo os 5 volumes.

Spoiler

yqJYdqJ.png

LzCzTBf.png

Destaque para criatividade do artista.

A morte por trás do gato quando ele percebe problema.

O anjo chorando enquanto ele é espancado.

Spoiler

C5lKCm3.png

Alegoria claramente exposta.

Blacksad 02

A história agora envolve a tensão racial dos eua.

Esse não foi meu volume favorito, mas teve a melhor trama,  final surpreendente.

O destaque foram os animais brancos, muito engraçado e incômodo.

Aqui o hq começa a entrar no campo da ideologia e deixa uma lição clara... Como ideias podem destruir uma pessoa, ou melhor um urso polar.

Outra lição é sobre o ódio e sua capacidade de consumir. A viúva do ursão acabou acabou deixando um belo rastro de destruição com sua vingança, inclusive a própria irmã. Um final bem amargo para ela.

Spoiler

1BWq9Up.png

Esse quadro me fez pensar sobre a disputa sobre a significação dos símbolos confederados.

Sempre acabo me lembrando de Lynyrd Skynyrd com isso.

Spoiler

mA3FD8P.png

Blacksad virou o batman.

Blacksad 03

Esse foi o volume que menos gostei. Uma verdadeira salada. Pegaram várias referências históricas e misturaram tudo, no fim, achei a história fraca e os personagens ruins e pouco explorados.

Destaque para:

(1) Um riquinho, esquerdista almofadinha que acaba muito doidão. O melhor personagem do volume.

(2) A coruja idealista que só faz cagada.

(3) Alma, a pior personagem de toda série. Uma intelectual bonitona em seu terceiro marido, por causa da grana e ainda traindo ele com Blacksad. Uma  personagem pedante, faltou até sex-appeal

Para minha satisfação o quadrinho teve algumas tiradas interessantes, todo mundo acaba mau e ainda é dada uma cuspidas nos ideólogos de plantão.

Spoiler

lK2Qst7.png

RxRFUdQ.png
Jc5Yebu.png

Ri demais.

Mais real do que a realidade.

Spoiler

H26JeYt.png
https://i.imgur.com/cwGi8f6.png
Z967IPj.png

Hall de personagens do volume.

O primeiro é um babaca, mas foi feito para ser babaca.

Alma, a cara da chatice.

Por fim, o doutor enfadonho que não acerta uma.
Hitler, me lembrou Malz.

Blacksad 04

Blacksad 04 foi o ponto de virada da série. Notei um grande amadurecimento na HQ.

A história se passa no cenário de jazz de nova orleans e a arte acompanhou perfeitamente criando um clima colorido e místico. Os personagens introduzidos foram os mais carismáticos dos 05 volumes, até a bruxa velha que não diz uma palavra rouba cena. Também considerei a melhor trama da série. Ela ficou centrada e consistente. Entre os volumes 1, 2 e 3 e o 4 eu senti um lapso enorme.

Spoiler

ys7c2ZZ.png

Aqui Blacksad dá a famosa invertida em Sartre.

Acho que esse quadro caracteriza bem toda a série, tanto a combinação do texto como a arte.

Blacksad não é melancólico e sem esperanças, pelo contrário, é sobre vida, vida crua.

Spoiler

0yJ1dDI.png

Essa é parte de um desenho de página inteira.

Espetacular!!!

Olha as formas geométricas da varanda.

O cigarro na boca do lagarto, o gato de costa com uma garrafa, o cão levantando cerveja.

Essa dedicação é uma inspiração para vida!!!

Spoiler

75xw6vv.png

Palheta de cores perfeita.

Conseguiu passar o clima místico.

Spoiler

V6c7FTU.png

A história termina com um conto rápido e muito belo.

Porém, o que tem de bonito tem de clichê.:clap:

Blacksad 05

Achei o volume 04 tecnicamente um pouquinhozinho superior ao 05, mas esse foi meu volume favorito, justamente por ser uma história de redenção.

Spoiler

https://i.imgur.com/UGjddGk.png

Olha esses pôsteres!!!

Sem palavras!!!

Spoiler

vwbiS9m.png

Blacksad é pró-vida.

Spoiler

https://i.imgur.com/5pMlIdV.png

Eu só fui me ligar que Blacksad é um gato neste volume :louco:

Até então eu pensava que ele era uma pantera hehehe.

Spoiler

bXxyoGy.png

Me surpreendi muito no final!!

Editado por Sonhonauta

Compartilhar este post

Link para o post

@Sonhonauta HEHE, uma das que mais gostei foi a que tu menos gostou e a que menos gostei foi a sua favorita, talvez seja pq prefiro histórias com um final bem agridoce para ruim (ruim no sentido de um desfecho bem triste para o personagem). Creio que seu primeiro post deveria ter algumas imagens, correto? Pois não entendi algumas partes pois não tinha nenhuma referência. Agora, a arte dessa HQ é incrível, não é!? Toda vez que você para pra reparar, encontra algo novo. Sobre as músicas, pesquisei pq me incomoda muito ver trechos de uma música que eu não conheça o ritmo.  E sério, que você percebeu tarde que o Blacksad era um gato com tantas piadas sobre gato? rsssss

Sonhonauta curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

3 minutos atrás, Antetokounmpo disse:

HEHE, uma das que mais gostei foi a que tu menos gostou e a que menos gostei foi a sua favorita, talvez seja pq prefiro histórias com um final bem agridoce para ruim (ruim no sentido de um desfecho bem triste para o personagem)

Pois é, uma das coisas interessantes de discutir isso no fórum é justamente ter a visão de outra pessoa. Não sei quanto a você, mas nunca eu iria achar alguém de carne e osso na minha cidade para discutir sobre hq europeia.

5 minutos atrás, Antetokounmpo disse:

Creio que seu primeiro post deveria ter algumas imagens, correto? Pois não entendi algumas partes pois não tinha nenhuma referência. Agora, a arte dessa HQ é incrível, não é!?

Foi, eu percebi hoje, tentei editar o post e não consegui de jeito nenhum. Talvez seja pois já faz muito tempo que postei. Eu editei o segundo post com as imagens da primeira parte.
A arte é sensacional. Muito difícil me lembrar de um hq com uma arte melhor.

8 minutos atrás, Antetokounmpo disse:

Sobre as músicas, pesquisei pq me incomoda muito ver trechos de uma música que eu não conheça o ritmo.

Ajudou muito seu post inicial com os videos no youtube :)
Deu pra entrar na vibe.

9 minutos atrás, Antetokounmpo disse:

E sério, que você percebeu tarde que o Blacksad era um gato com tantas piadas sobre gato? rsssss

Hehehe. Bem, minha única defesa é que pantera também é um felino, eu associava as piadas a isso.

Compartilhar este post

Link para o post

43 minutos atrás, Sonhonauta disse:

Pois é, uma das coisas interessantes de discutir isso no fórum é justamente ter a visão de outra pessoa. Não sei quanto a você, mas nunca eu iria achar alguém de carne e osso na minha cidade para discutir sobre hq europeia.

Cara, confesso que não leio tanta HQ Europeia, não pela qualidade (pq é incrivelmente ótima), mas sim pq tem muitas com traduções incompletas. Como meu inglês não está perfeito, prefiro ler em/ inglês HQs mais curtas como as da DC e da Marvel, pq uma mais longa, aparece uns termos que não compreendo, fazendo com que eu busque no google tradutor e nessas idas no google tradutor tira minha vibe e não deixa tão prazerosa a leitura. E bom, como tu gosta de HQ europeia, esse é o evento que vc pode deixar sua recomendação de alguma HQ para que possamos ler e quem sabe pode ser a que tua seja escolhida para comentarmos mais pra frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também não me considero um grande leitor de hq europeia, na verdade, eu acho que leio balanceado mangá e hq europeia.

Revistas da marvel e dc faz um bocado de tempo que não acompanho, mas numa retrospectiva continua sendo a minha maior carga.

As últimas que li (que inclusive tenho a coleção) foram o arco principal de guerra civil da marvel e superman all star de morrison da dc.

Agora, é bem possível que eu acompanhe o ndrangheta desde a criação do site :P.

Só que  sou bem seleto em escolher minhas leituras. Tento me ater nos meus gêneros favoritos, fantasia e ficção científica e evito obras muito sombrias... meu tempo de gostar de dark já passou.

Se vocês já leram tudo que tem no tópico de recomendações é bem possível que já tenham lido mais  euros gibis que eu.

Pra mim, hq europeia tem tanto lixo, quanto mangá e comics, só que a coisa é proporcional. Existe bem mais mangá e comics por isso hq europeia parece melhor.

Meus euro quadrinhos favoritos  ou estão incompletos, ou nem começaram a ser traduzidos.

Então fica difícil fazer uma sugestão de hq europeia mesmo pru evento.

Agora eu posso dá sim sugestões de leituras de hqs em formato mais adulto;

Pra começar, sugiro maus:

https://proxy.duckduckgo.com/iu/?u=http%3A%2F%2Fimages.gr-assets.com%2Fbooks%2F1327354180l%2F15195.jpg&f=1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.